sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Ibama embarga usina a carvão em Candiota (RS) e aplica multa de R$75 milhões

Brasília (14/09/2016) – O Ibama embargou nesta terça-feira (13/09) as atividades do Complexo Termelétrico Presidente Médici, em Candiota, no Rio Grande do Sul, e aplicou quatro multas, que totalizam de R$75,1 milhões, após identificar violações dos limites máximos de vazão de efluentes e das taxas de óleos e graxas, entre outras irregularidades.


O empreendimento, operado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), subsidiária da Eletrobrás, também produziu emissões atmosféricas em desacordo com os padrões estabelecidos, deixou de entregar relatórios de monitoramento e descumpriu obrigações de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a operação das fases A e B da Usina.
O embargo às atividades do complexo de Candiota, a mais antiga usina a carvão do país, será mantido até que seja comprovada a regularização dos sistemas de armazenamento e distribuição de óleo combustível pesado e dos dispositivos de controle ambiental associados.
“O embargo foi necessário para evitar a continuidade de irregularidades que causam danos ao meio ambiente e à saúde da população”, disse o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Kuriakin Humberto Toscan.
O empreendimento, que também é alvo de ação promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), já havia sido multado em outras ocasiões pelo Ibama.
Acessoria de Comunicação do Ibama.
(61) 3316 – 1015

Foto: Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Jerônimo mais florida!

  CMMA adota canteiro de flores na Av. Rio Branco   O plantio das mudas de flor Maria-Sem-Vergonha, foi realizado no canteiro público no cru...